quinta-feira, 5 de junho de 2008

Quem faz a feira hippie

Ao andar pela feira hippie podemos encontrar tanto homens quanto mulheres, mais jovens ou então já mais senhores. Em nenhuma das barraquinhas deles, porém, vimos crianças, seja trabalhando ou somente acompanhando.
.
Na maioria das barracas, apenas uma pessoa estava tomando conta, mas encontramos também casais trabalhando juntos e se ajudando, como numa barraca que fazia os famosos ‘dreadlocks’, ou ‘dreads’.
.
Conversando com alguns deles, encontramos alguns que vieram de bem longe, como uma senhora que veio de Minas Gerais, mas a maioria era mesmo natural de Campinas. Todas as pessoas que conversamos diziam estar na feira hippie há vários anos.
.











.

foto: Henrique Franco, Eduardo Guidini e Juma de Oliveira

terça-feira, 3 de junho de 2008

Arte através da feira

Como já foi apresentado nas postagens anteriores, a cultura hippie é considerada por muitos como "pacífica" e "alternativa". E com o passar dos anos, os hippies começaram a ficar mais conhecidos pelo público em geral, graças à uma prática bastante comum nos dias de hoje: as "Feiras Hippies".

Essa prática conquista a cada dia mais popularidade, e atrai um número alto de visitantes. Não é raro encontrarmos em algum lugar de alguma cidade um espaço em que os hippies estejam expondo suas tradições, nas mais diversas variantes artísticas.


Com isso, podemos até certo ponto dizer que eles conseguem um bom resultado com essas feiras. Afinal, a cultura está sendo divulgada a um grande número de pessoas, e também há um retorno financeiro, visto que há um grande número de pessoas que gostam das tradições hippies e compram os produtos feitos por eles, como por exemplo, brincos, enfeites, adereços, roupas, entre outras coisas.

Estivemos presentes em uma feira hippie, na cidade de Campinas, interior de São Paulo. O evento acontece aos sábados (dia de maior movimento) e domingos, no período da manhã, no Centro de Convivência da cidade. Assim como em outros lugares, o evento reúne um grande número de visitantes.
.
foto: Henrique Franco, Juma de Oliveira e Eduardo Guidini