quinta-feira, 10 de abril de 2008

O que deixaram os hippies.


Depois de ver a foto você deve estar pensando “que roupas discretas!”.
As roupas descontraídas, as calças boca de sino, os cabelos fartos, a opção por Jimi Handrix no toca-fitas, o pacifismo e o respeito pela natureza, são alguns dos gostos dos adeptos à teoria da paz e do amor.

Os hippies têm opiniões alternativas, digamos assim, e existe uma ideologia consistente pra toda essa “rebeldia” e estilo “Raul Seixas”.
Os cabelos compridos e as roupas descontraídas, por exemplo, são, indiretamente, uma oposição aos padrões da sociedade.
Independente de ter todo um ideal por trás das camisetas coloridas, acessórios e atitudes, esses gostos também são adotados por várias pessoas até hoje, inclusive as “normais”.
Os hippies criaram modas e gírias que ainda existem, não só na forma de se vestir. Você pode não saber, mas o “levei um bolo!” ou o “agüenta a barra, aí!”, são gírias inventadas por eles e que todo mundo usa.

Como se não bastasse o estilo diferente, os hippies também tinham ideais fora do padrão e influenciaram vários movimentos. Pacifistas, condenavam as guerras, o capitalismo, o socialismo, e fizeram vários protestos contra a Guerra do Vietnã. O rompimento com a sociedade tradicional, fazia com que defendessem o que julgavam certo e levassem junto toda uma comunidade.
Viu aquele círculo amarelo, lá no alto da foto? Ele se tornou um sinal mundial principalmente graças aos hippies. Na verdade, existem várias representações para o símbolo, - embora muitas pessoas dizem ser uma representação anti-cristã - mas cruz de nero foi adotada e popularizada, pelo menos aqui no Brasil, por eles e “foi o símbolo da ecologia no mundo”.

Talvez por serem tão populares e originais, eles ainda são tão copiados. Tendo a paz e o amor mundial como base principal, seus esforços têm conceitos sólidos. E é justamente o estilo e as atitudes descoladas que os tornam tão autênticos.
.
.
*Fotografia cedida por Raquel, tirada de um quadro no "Hemp Museum", em Amsterdã.

Fontes:
http://morelhp.com/2007/04/cruz-de-nero-simbolo-hippie.html

Um comentário:

Unknown disse...

Bem informativo. Agora é hora de embarcar no experimento e trabalhar conceitos vistos em sala. Lembrem-se da importância do trabalho de campo.